Colégio do Tejo

Porque de aventura em aventura sonhámos crescer...

Colégio do Tejo

Porque de aventura em aventura sonhámos crescer...

Porque de aventura em aventura sonhámos crescer...

 

2º Ciclo

Como todos sabemos, o papel da escola é formar cidadãos e dar aos alunos os conhecimentos que eles necessitam para viver, trabalhar e serem felizes, neste mundo em constante mudança e cada vez mais exigente. Trabalhando em conjunto com os pais, pretendemos orientar os nossos alunos para a vida e ensinar-lhes que a vida é feita de mudanças fáceis de entender mas, por vezes, difíceis de cumprir.

Procuramos mostrar a estes alunos a importância de cada indivíduo e o seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes dos seus direitos e dos seus deveres. A liberdade e a autonomia assumem aqui um papel fundamental, a cada um dos nossos alunos foram dadas para que possam gerir o dia-a-dia, com a responsabilidade que esta situação exige!

Agora não é um só professor com uma turma, mas vários professores, várias formas de ser e diferentes atitudes a observar. O nosso esforço é contínuo, portanto pretendemos construir estudos estimulantes, enriquecedores e adequados às experiências de vida de cada um, para podermos crescer em qualidade e competência.

O nosso papel é assim de grande responsabilidade. O processo educativo exige uma profunda reflexão e uma grande disponibilidade de todos os intervenientes. O 2º Ciclo pode contar connosco neste caminho de mudança e adaptação.

O Plano Educativo, no ensino básico, oferece fundadas bases académicas, colocando ênfase não só na aprendizagem do português e da matemática, mas também do inglês, das ciências, das tecnologias de informação e comunicação, das artes, das atividades físicas e desportivas e da formação para a cidadania.

A matriz curricular deste ciclo contempla uma oferta de escola, analisando o currículo e prevendo necessidades futuras decidimos investir numa segunda língua, o Espanhol. Será uma primeira abordagem, um contacto com a língua, um despertar de interesses que mais uma vez contribuirão, certamente, para a formação destes cidadãos críticos, conhecedores e ativos!